top of page

Conheça as Atrações

  • Instagram

Alisson Menezes
 

Alisson Menezes é cantor, compositor, instrumentista e faz parte de uma linhagem de artistas comprometidos em oferecer ao público uma música autoral livre de rótulos. Através de suas composições, ele dá voz, melodia, harmonia e ritmo a sentimentos humanos e cenas do cotidiano. Alisson tem cinco CDs lançados, e um DVD documentário. Sua arte se alimenta no mais profundo diálogo com o universo dos saberes sertanejos (do campo e da cidade).

Babalé_edited.jpg
  • Instagram

Babalé

Cantora e compositora baiana, iniciou a carreira musical em 1997, gravando uma faixa para o disco “Pra Chorar de Rir” de Chico Leite. Ao longo dos anos, participou de trabalhos de artistas como André Marques, Inácio Loyola e Welton Gabriel. Lançou seu primeiro trabalho autoral em 2016, a demotape “Euphonia”, seguido, em 2020, pelo EP “fresta”. A partir daí, participou de diversos projetos, em meio virtual divulgando seu recente trabalho como cantautora

Barlavento (Grande).JPG
  • Site

Grupo Barlavento

Formado em 2007, por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, o Grupo Barlavento prima no seu trabalho por divulgar a rica cultura/matriz do recôncavo baiano: capoeira, música de terreiro e o samba-de-roda de raiz.  As canções compostas, seguem essa influência rítmica/nordestina. Tem 03 CDs, divulga a Bahia pelo mundo, com participação em Festivais em 09 países da Europa.
Está prestes a gravar o seu quarto CD autoral, com músicas autorais e de domínio público.

Foto Cléber Eduão_edited.jpg
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram

Cléber Eduão

É poeta, compositor e produtor cultural. Seus últimos trabalhos musicais foram os álbuns: Batente (2016); Balaio de Forrós (2019) e Balaio de Gente para Crianças (2021). Este em parceria com Welton Gabriel e Coletivo Balaio de Gente. Recentemente foi selecionado para o Prêmio Grão de Música. Cordelista, organizou antologias poéticas de cordelista no território Velho Chico e na Bahia. Nasceu em São Gabriel e reside em Ibotirama.

geovanna violao alta HORIZ (1)_edited.jpg
  • Site
  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram

Geovanna Costa

Geovanna Costa é cantora e compositora, recentemente lançou 3 singles e clipes de músicas autorais: Conexão, Nobre Coração e Um Samba de Respeito. Em 2021, dirigiu o show Conexão, onde, através de canções autorais e releituras, mostrou a importância de estarmos conectados às nossas emoções. Em 2020, produziu e fez a direção artística do show “Geovanna Costa Canta o Mar da Bahia” no maior pré-carnaval do mundo, o Furdunço.

Jurandir do Acordeon.jpeg

Jurandir do Acordeon

Natural de Pernambuco, morador de Ibititá-BA, na XXIX Cantoria, é o representante do Projeto Asa Branca, que reúne forrozeiros do Território de Irecê. Iniciou carreira em 1968, tocador de Acordeon e vocalista afamado, sempre acompanhado por zabumbeiro e triangulista, arrancando grande satisfação do público. Presente em festas de São João, como o Arraiá das Caraíbas, participou de “lives” durante a pandemia e recentemente do

Fórum Forró Raiz - Estadual.

Os Hozzanas.jpeg
  • Branca Ícone Spotify
  • Instagram

Os Hozzanas

Nasceu no berço artístico e cultural da

cidade de  São Gabriel - BA. Formada, em sua base, pelos primos Vevé Ribeiro, Manoel Dionísio e Lan Castelle. Com apresentações por palcos no Estado como: Festival de Ibotirama e São João de Irecê. Lançaram o EP “Renderizando Antigas Ondas’ (2021), neste, com alegria e energia, ressignificam sonoridades de sucessos e homenageiam mestres da cultura popular.

“Está nos palco da Cantoria de São Gabriel

é uma virtude, uma alegria, uma festa que acalenta o

coração e nos deixa leve”.

Reginal e os Querubins.JPG

Reginaldo Manso e Os Querubins de São Gabriel

Os Querubins de São Gabriel é um coral infantil. criado em 2001, coordenado por Reginaldo Manso, que vem se apresentando em vários eventos culturais do território de Irecê-BA, encantando a todos que o assistem. Com dois CDS gravados, o coral querubins juntamente com seu coordenador, se preparam para algo totalmente novo na edição virtual da XXIX Cantoria de São Gabriel, com muita empolgação e vontade de retornar aos palcos.

São Gonçalo_edited.jpg

Roda de São Gonçalo
de São Gabriel - BA

"Pra dançar o São Gonçalo tem que ter o pé ligeiro, para não sair dizendo, tem buraco no terreiro". Assim cantam as mulheres e homens da roda, que é uma manifestação da cultura popular, que se mantém viva em São Gabriel. Liderada por Seu Eurípedes, a tradição permanece mesmo após a partida da sua mãe, Dona Adelina, uma das Mestras que trouxe o festejo para a cidade. Além do tradicional festejo no dia de Santa Luzia, é atração fiel da Cantoria.

Sacha Arcanjo.jpeg
  • Branco Facebook Ícone

Sacha Arcanjo

Cantor, compositor e produtor cultural, Sacha Arcanjo tem presença constante na Cantoria desde 1992, sendo o artista homenageado na XXV Cantoria (2015), pela Fundação Culturarte. Nascido em São Gabriel – BA, mora em São Miguel Paulista – SP desde 1968, onde desenvolveu uma sólida carreira artística e cultural. Sua carreira foi biografada no SONGBOOK Sacha 70, pela da Casa  Amarela Espaço Cultural, editado pela Edições Archangelus.

  • Instagram
AnaBarroso_alta-13_edited.jpg

Ana Barroso

Atriz, cantora e compositora, nasceu em Vitória da Conquista e renasceu em Jequié-BA, onde formou-se em Teatro pela UESB. Filha de pai poeta e cantor, cresceu no sertão da ressaca. Em suas canções expressa a beleza e a peleja que a vida incorpora na sua e em outras existências. Pesquisa a cultura de longa tradição nordestina, mas não só. Venceu o Festival Unimed Sudoeste de Música e lançou, em 2021, seu álbum de estreia “Cisco no Olho”.

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
Foto Banda de Pau e Corda (Grande)_edited.jpg

Banda de Pau e Corda

A Banda de Pau e Corda é um grupo pernambucano com quase 50 anos de caminhada. Criada em 1972, vem ao longo dessas cinco décadas trabalhando com sua poesia cantada e levando para todos os palcos e públicos, a essência da música popular brasileira, com raízes marcadamente locais. Em 2021, lançou o álbum “Missão do Cantador”, com distribuição nacional da Biscoito Fino e participações especiais de Chico César, Zeca Baleiro e Mestre Gennaro.

  • Site
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
A_edited.jpg

Chico Lobo

Com 40 anos de carreira, é considerado um dos mais ativos violeiros, agraciado três vezes com o Prêmio Profissionais da Música, como Melhor Artista Raiz Regional.  Desempenha papel de “ponte” — entre o som do interior e o som contemporâneo. Presente em inúmeros palcos nacionais e internacionais. Lançou 26 CDs; 02 DVDs e 01 Livro. Gravado por artistas como Maria Bethânia, lançou, em 2021, o CD Alma e Coração.  “Percorrer o mapa mundi deste artista é conhecer o Brasil Profundo”.

Filarmônica_edited.jpg

Filarmônica 25 de Fevereiro de São Gabriel

Conhecida como F25, foi fundada em 12 de abril de 2014, para valorizar a cultura de São Gabriel, usando a educação musical como uma ferramenta de transformação sociocultural. Nasceu para atender um desejo da sociedade gabrielense, amante da cultura musical. Atende crianças, adolescentes e jovens. Participou de encontros de filarmônicas, eventos culturais, cívicos e religiosos no território de Irecê. A F25 é conduzida pela batuta do Maestro Gerry Andrade.

  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
Gerri Cunha.jpeg

Gerri Cunha

Nasceu em Ibotirama, onde atualmente é Coordenador de Cultura. É forrozeiro, cantor e compositor. Idealizador do Encontro dos Sanfoneiros do Território Velho Chico. Presente em vários festivais de músicas pelo Brasil, em parceria com Marcelo Nunes, lançou em 2006, o CD “Saudades do Velho Chico”. Desenvolve um trabalho voltado para a divulgação do forró-pé-de-serra, levando, com sua banda, um belíssimo show de forró.

  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do YouTube
  • Instagram
Luiza Audaz.jpeg

Luiza Audaz

Compositora e cantora, filha do artista plástico baiano J. Marcos Oliveira. É de Vitória da Conquista - Bahia e gravou seu primeiro disco, Jardim de Vagalumes aos 16 anos, com 16 músicas autorais. Em 2015 trabalhou de maneira independente o EP Menino Blue e, em 2019, através de seu contrato com a Gravadora Deck Disc, estruturou um novo projeto que conecta referências da Bass Music baiana com a

poesia do sertão da ressaca

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
PAULO ARAÚJO 1.jpg

Paulo Araújo e

Morão di Privintina

Nascido e criado em Bom Jesus da Lapa – Ba, vivenciando, desde menino, as ricas tradições do médio São Francisco, vivência esta que, influenciou os mais diversos trabalhos, desde a emblemática canção I-Margem, até a recente produção do clipe e do álbum SEGUNDA CONTENDA, já disponibilizado em todas as plataformas digitais. Como a arte não para, e muito menos se cala, produziu durante o isolamento  dois clipes e realizou algumas “lives”.

Reisado de São gabriel.jpeg

Reisado de
São Gabriel

Reisado é uma festa popular que chegou ao Brasil por meio dos portugueses, no período colonial, e está presente em muitas cidades brasileiras. Em São Gabriel, esta tradicional manifestação da Cultura Popular segue viva pela força do grupo liderado por Seu Eurípedes, mantendo a história e a tradição cultural. O período das apresentações do Reisado inicia em dezembro e finaliza no dia de Santo Reis, mas o grupo sempre se organiza para

se apresentar na Cantoria.

  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
Sabah Moraes (2).JPG

Sabah Moraes

Cantora, compositora e professora de canto, natural do Estado do Pará e residente em Goiânia, há 18 anos. Mestra em Performance Vocal, concilia sua sólida carreira artista-musical com a de professora, há 30 anos.

Seu estilo abrange do lírico ao popular, gravou 8 CDs e 1 DVD e foi uma das honradas com o Prêmio Grão de Música, em 2019, em reconhecimento da sua trajetória e contribuição artística. Ainda, criou um curso de canto online "Desperte sua voz"

  • Site
  • Branca Ícone Spotify
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone
  • Instagram
Socorro-Lira-Foto.png

Socorro Lira

Nasceu na Paraíba e vive em São Paulo. Formada em Psicologia. Compositora, cantora, escritora e produtora cultural. Sua discografia inclui 13 CDs, 1 DVD e 2 EPs. Foi premiada, em 2012, e indicada, em 2016 e 2017, ao Prêmio da Música Brasileira. Seu trabalho tem sido plataforma para projetos que reivindicam espaço para expressão das vozes das mulheres, como no CD Cantos à beira-mar (2019), em que ela dá voz à poesia da romancista brasileira Maria Firmina dos Reis.

Apresentação:

Cidinha Lins.jpg

Cidinha Lins

Radialista, há 30 anos trabalha como apresentadora de programa em rádio, cerimonialista, comunicadora e apresentadora de eventos (em palco e eventos de entretenimento ou “Live”). Já fez a apresentação da Cantoria em diversas edições.

bottom of page