1º DIA
24 de Setembro/2021
3º DIA
22 de Outubro/2021
2º DIA
25 de Setembro/2021
4º DIA
23 de Outubro/2021
A CANTORIA
A Cantoria de São Gabriel é um movimento de resistência cultural no Sertão Baiano, nasce no início da década de 90 e chega aos seus 30 anos firme no seu propósito e essência.
Realizada em praça pública, para difusão de shows da música popular brasileira e para a promoção de atividades culturais e de formação. A Cantoria privilegia a diversidade da produção musical e cultural do território de Irecê, da Bahia e do país com a participação de artistas, mestres da cultura, trabalhadores/as da economia criativa e produtores/as culturais. Destinada ao povo sertanejo e aos interessados na cultura popular brasileira.
Normalmente, temos um palco singelamente decorado, som e iluminação onde, nas noites do evento, acontecem shows de artistas e grupos da cultura popular da cidade e da região, shows de artistas de outras regiões da Bahia e do Brasil. Durante o dia, cortejos cênicos, artistas circenses, grupos da cultura popular, artistas em geral tomam praças, quintais e bares da cidade. Nos dias anteriores ao evento, além da grande expectativa das pessoas, cursos, oficinas, ensaios e outras atividades vão começando a dar o colorido da festa. É arte "na veia" de toda cidade!
Os shows musicais e da cultura popular acontecem, normalmente, em praça pública; assim como as demais atividades: Ofertados GRATUITAMENTE. Arte ofertada de forma democrática para todos e todas.
Edição Virtual - 2021
Excepcionalmente em 2021, a Cantoria será realizada nas plataformas virtuais, com atividades de formação, vídeos históricos, bate-papos, shows, intervenções culturais que se iniciaram desde maio e se estenderão até outubro.
Nos dias 24 e 25 de Setembro e nos dias 22 e 23 de Outubro, SHOWS INÉDITOS de artistas de diferentes cantos do país, serão transmitidos nas redes sociais da Fundação Culturarte. Manteremos a principal característica do evento que é a interação da cultura popular local e dos artistas do território, com a arte e a música produzida em outros espaços da Bahia e do Brasil, sempre privilegiando as linguagens musicais relevantes no contexto cultural em que elas se inserem.
Para a edição virtual da Cantoria de São Gabriel - BA, também vamos recontar parte da história deste evento, por meio de entrevistas com artistas, realizadores e público. Assim, manteremos a nossa tradição no cenário cultural brasileiro, e mostraremos a força deste evento que resiste há 30 anos.
PROGRAMAÇÃO
Agenda de Shows
Artistas e grupos populares trazem uma significativa amostra da arte brasileira, baiana e do Território de Irecê
em shows inéditos e exclusivos para a XXIX Cantoria de São Gabriel.
Dias 24 e 25 de setembro de 2021 e Dias 22 e 23 de outubro de 2021
Sempre a partir das 19:00 horas
Local: Transmissão no Youtube e Facebook
E MUITO MAIS:
Vídeos 30 Anos de Cantoria
A história da Cantoria será contada por meio de um conjunto de vídeos que vai explorar o acervo histórico da Cantoria, entrevistas com artistas, realizadores e público.
Transmissão no Youtube e Facebook
Curso: O Teatro e o Virtual (Vagas limitadas)
O curso pretende experimentar a nova forma do fazer cênico, por meio das janelas virtuais, e abordar, de forma introdutória, o jogo teatral, para a criação de pequenas cenas em vídeos.
.
Local: Plataforma Google Meet
Inscrições do curso: Até 15 de Setembro/21
Link: https://apptuts.bio/cantoriadesaogabriel
Curso Impulsionamento de carreiras artísticas e uso
de mídias sociais (Vagas limitadas)
O curso abordará temas como: introdução à gestão de carreiras artísticas; características básicas das redes sociais; edição gráfica e divulgação; técnicas básicas de audiovisual e edição de vídeos; passos básicos para lançamento de um produto nas redes sociais.
Local: Plataforma Google Meet
Inscrições do curso: Até 15 de Setembro/21.
Oficina Cantoria Pedagógica
(vagas limitadas)
Tema: A Folia de Reis na construção coletiva da aprendizagem
Destinada a educadores/as e produtores/as culturais. a Cantoria Pedagógica é uma aula show, com o objetivo de refletir sobre as oportunidades de ensino e aprendizagem da Cultura Popular
na educação formal e não formal
.
Coordenação: Alisson Menezes
Local – Plataforma Google Meet
Inscrições do curso: Até 22 de Outubro/21
Link: https://apptuts.bio/cantoriadesaogabriel
Entrevistas com Artistas
A Cantoria de São Gabriel e a Cultura popular
Dias 6 e 13 de agosto e 3, 10 e 17 de setembro de 2021.
Por meio do programa “Revivendo Cantorias” membros da Fundação Culturarte e artistas refletem sobre o papel da Cantoria de São Gabriel e da Cultura Popular na formação da valores e identidade coletiva.
Local: Transmissão no Youtube e Facebook
Alisson Menezes
Babalé
Grupo Barlavento
Cléber Eduão
Ana Barroso
Banda de Pau e Corda
Chico Lobo
Filarmônica
25 de Fevereiro
Geovanna Costa
Gerri Cunha
Jurandir do Acordeon
Luiza Audaz
Os Hozzanas
Paulo Araújo e Morão di Privintina
Reginaldo Manso e os
Querubins de São Gabriel
Reisado de
São Gabriel
Roda de
São Gonçalo
Sacha Arcanjo
Sabah Moraes
Socorro Lira
A Cantoria de São Gabriel é organizada pela FUNDAÇÃO CULTURARTE, uma entidade civil, sem fins lucrativos, constituída em 29 de novembro de 1992, e que desenvolve diversos trabalhos voltados ao desenvolvimento cultural
e promoção da inclusão social.
Trabalho voluntário e persistência: Os/as realizadores/as do evento são cidadãos/ãs comuns que batalham no dia a dia para a sobrevivência em outras áreas. Somos autônomos/as, comerciantes, professores/as, servidores/as públicos, estudantes etc. Todos e todas desenvolvem árduo trabalho na Fundação Culturarte de modo voluntário,
ou seja: o labor se traduz em nossa cota de doação pessoal ao mundo, à nossa cidade e ao brilho do evento.
Não recebemos remuneração para organizar o evento e as demais atividades da entidade!
EDIÇÕES ANTERIORES
Em abril de 2021, completou 30 anos da primeira Cantoria de São Gabriel. Chegamos aqui construindo parcerias: pedindo, batendo de porta em porta, aprendendo a ouvir e respeitar "nãos" e sendo gratos pela mais singela doação. Seguimos sempre adiante e sabendo da importância do evento para a Cultura e para a autoestima do povo da nossa cidade, esperamos sempre encontrar forças e parceiros para levar esta história que é contada em cada um dos cartazes
do nosso evento.